Santos 2 x 2 Grêmio

Data: 07/12/2003, domingo, 16h00.
Competição: Campeonato Brasileiro – 45ª rodada
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 6.832 pagantes
Renda: R$ 55.865,00
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Cartões amarelos: Paulo Almeida e Wellington (S); Bruno, Claudiomiro, Tinga, Gilberto, Leanderson (G).
Cartões vermelhos: Robinho (S) e Baloy (G).
Gols: Christian (34-1), Alex (46-1); Bruno (19-2) e Diego (26-2).

SANTOS
Júlio Sérgio; Reginaldo Araújo (Wellington), Alex, André Luís e Léo; Paulo Almeida, Renato, Diego e Douglas; William (Jerri) e Robinho.
Técnico: Emerson Leão

GRÊMIO
Eduardo Martini; Leanderson, Baloy, Claudiomiro e Roger; Gavião, Tinga (Eduardo Marques), Bruno (Adriano) e Gilberto; Cláudio Pitbull e Christian (Elton).
Técnico: Adílson Baptista



Santos e Grêmio empatam na Vila Belmiro

Decidido a não cair para a Série B pela segunda vez na história, o Grêmio empatou com o Santos por 2 a 2, neste domingo, na Vila Belmiro. Com o resultado, o time gaúcho já começa a visualizar um fim de ano mais tranqüilo e pela segunda semana seguida está fora da zona de rebaixamento.

Com 47 pontos, o Tricolor está na 22ª colocação e faz a última partida no Campeonato Brasileiro no próximo domingo, contra o Corinthians, em Porto Alegre. Para esta partida, o técnico Adílson Baptista não contará com Claudiomiro, Tinga e Leanderson, que receberam o terceiro cartão amarelo. Baloy, expulso, também não joga.

O Santos, que já garantiu o vice-campeonato, chegou aos 86 pontos. Na última rodada, a equipe enfrenta o Vasco, em São Januário. Com a reeleição de Marcelo Teixeira na presidência, o principal assunto na Baixada Santista é sobre o futuro do clube em 2004.

Na próxima semana, o técnico Emerson Leão deverá se reunir com a diretoria para decidir se fica ou não. A renovação dos contratos de Renato, Léo e Fábio Costa também devem ser prioridades na Vila Belmiro.

O jogo

Lutando para escapar do rebaixamento, o Grêmio buscou a iniciativa do jogo. Logo aos 4min, Christian fintou André Luís e arriscou de fora da área. O chute, rasteiro, obrigou Júlio Sérgio a espalmar a bola para escanteio.

A primeira chance de gol do Santos aconteceu em uma cobrança de falta, aos 6min. Alex chutou forte e quase marcou. Um minuto depois, Robinho driblou Baloy na esquerda e cruzou. William bateu de primeira, mas Eduardo Martini fez a defesa.

Ainda aos 7min, o time paulista fez o primeiro, mas o árbitro Alício Pena Júnior não validou. Reginaldo Araújo errou o cruzamento da direita, o goleiro gremista tentou a defesa, mas acabou escorregando em cima da linha do gol. Pela imagem da televisão, a bola ultrapassou a linha.

O Santos dominava a partida, e o Grêmio errava passes e mais passes. A equipe de Emerson Leão levava perigo nas cobranças de falta. Desta vez, aos 11min, André Luís quase marcou. Eduardo Martini espalmou para fora da área.

O nervosismo dos gaúchos era nítido. A equipe não conseguia criar jogadas de ataque. Mesmo sem levar muito perigo, o Santos mandava na partida. Aos 21min, Robinho quase marcou, chutando de fora da área.

Somente aos 28min, o Grêmio chegou com perigo à meta do adversário. Baloy cruzou da direita, Júlio Sérgio saiu mal e a bola sobrou para Roger, que chutou mal. Depois desse lance, os gaúchos mostraram mais organização tática e começaram a pressionar o Santos.

Aos 33min, Gilberto tabelou com Bruno na entrada da área e chutou forte. Júlio Sérgio estava bem colocado e fez a defesa. O gol gremista estava amadurecendo e aos 34min o time gaúcho abriu o placar. Gilberto fez ótimo lançamento para Christian, que em velocidade ganhou de Alex e bateu forte, no canto direito do goleiro santista.

Apesar de a partida não valer nada para o time paulista, o Santos foi para cima do Grêmio para tentar empatar. Aos 37min, após um bate-rebate na área gremista, a bola sobrou para Diego, que bateu para o gol. A bola raspou a trave direita de Eduardo Martini.

O goleiro do Grêmio teve ainda mais trabalho aos 43min, quando Douglas arriscou de fora da área e obrigou Martini a se esticar todo e espalmar a bola para escanteio.

Mas o goleiro gremista não conseguiu impedir o gol de empate do Santos, aos 46min. Alex cobrou falta com violência, a bola quicou no campo e enganou Martini, que fez o primeiro dos paulistas.

O Santos começou atacando o adversário no segundo tempo. No primeiro minuto, Léo tocou para Robinho, que bateu para o gol com bastante efeito. Porém, a bola foi para fora.

Aos 5min, o Grêmio deu um susto na torcida santista. Após boa troca de passes, Tinga lançou Christian na área. Sozinho, o centroavante pegou mal na bola e desperdiçou ótima chance de gol.

As duas equipes arriscaram e o jogo ficou empolgante, com chances de lado a lado. Aos 13min, Léo cruzou da esquerda, Robinho cabeceou a bola, que bateu na trave, e Diego chegou atrasado para concluir.

O Grêmio fez o segundo aos 19min. Em um rápido contra-ataque, Elton, que havia acabado de entrar no lugar de Christian, avançou pela esquerda e chutou forte. Júlio Sérgio espalmou para o meio da área e a bola sobrou para Bruno, que conclui para as redes.

A equipe paulista quase empatou novamente a partida aos 21min. Em uma jogada de ataque realizada pelos zagueiros, André Luís cruzou e Alex chutou de primeira. Eduardo Martini fez grande defesa.

Mas o goleiro acabou saindo mal aos 26min. Alex ganhou dele no alto e a bola sobrou para Renato, que cruzou para o meio da pequena área. Sozinho, Diego cabeceou e empatou novamente para o Santos.

O gol não intimidou o Grêmio, que continuou a atacar o adversário. Aos 30min, Cláudio recebeu bom passe de Gilberto na entrada da área e chutou colocado. Júlio Sérgio espalmou para escanteio.

Três minutos depois, Elton fez grande jogada. Driblou André Luís, mas antes de chutar, Alex o travou no chão. Na sobra, Tinga chutou para fora.

Aos 38min, em uma grande jogada, Renato quase fez o terceiro do Santos. Após driblar Gilberto e Roger, o meia santista chutou forte, mas a bola bateu em Claudiomiro e foi para fora.

Aos 49min, Cláudio ainda perdeu grande chance. O atacante demorou para chutar e Léo conseguiu afastar a bola para escanteio.