Fortaleza 0 x 0 Santos

Data: 30/08/2003, sábado, 16h00.
Competição: Campeonato Brasileiro – 29ª rodada
Local: Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, em Fortaleza, CE.
Público: 27.995 pagantes
Renda: R$ 219.937,50
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (FIFA RS)
Auxliares: José Carlos da Silva Oliveira (FIFA RS) e Paulo Ricardo Conceição (RS)
Cartões amarelos: Rena, Erandir e Erivélton (F); Fabiano e Alex (S) .

FORTALEZA
Jéfferson; Chiquinho, Erivélton, Fernando e Sérgio; Dino, Erandir, Messias (Ricardinho) e Michel (Mazinho); Vinícius e Rena.
Técnico: Márcio Araújo

SANTOS
Fábio Costa; Reginaldo Araújo (William), Alex, André Luís e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego; Fabiano (Val Baiano) e Marcelo (Jerri).
Técnico: Emerson Leão



Santos só empata com o Fortaleza e perde a liderança do Brasileirão

O Santos não foi bem em seu primeiro jogo defendendo a liderança do Campeonato Brasileiro. Jogando em Fortaleza, o time paulista ficou num empate por 0 a 0 com o Fortaleza, pela 29ª rodada do torneio.

Com o resultado, o Santos foi novamente superado pelo Cruzeiro. O time mineiro goleou o Guarani por 4 a 1, também neste sábado. As duas equipes estão empatadas com 55 pontos, mas o Cruzeiro fica na frente nos critérios de desempate. O São Paulo é o terceiro lugar com 53.

O time santista voltou a sentir falta de um artilheiro. O time paulista começou jogando com Marcelo, que não foi bem e não voltou para o segundo tempo. Jerri entrou em seu lugar. Ainda no segundo tempo, Val Baiano entrou, mas também não resolveu.

O Fortaleza, apesar da fraca campanha, chegou a pressionar no segundo tempo e perdeu boas chances para marcar. Com 27 pontos, o time cearense segue na zona de rebaixamento do Brasileirão.

Placar em branco

O primeiro tempo foi do Santos. O time paulista começou o jogo pressionando e buscando o primeiro gol. O Fortaleza, porém, fechou-se bem em sua defesa e contou bom boa atuação de seu goleiro Jéfferson.

Sem marcar, o Santos acabou cedendo espaços em seu campo de defesa e o Fortaleza passou a contra-atacar com perigo. Aos 28min, Rena recebeu livre pela esquerda e cruzou para Vinícius. O centroavante, porém, não alcançou a bola.

Dois minutos depois, o Santos esteve muito perto de marcar. André Luís cobrou falta de longa distância e acertou o travessão cearense. O Fortaleza respondeu na seqüência com Rena, que fez boa jogada mas finalizou muito mal.

Já no final do primeiro tempo, o time tricolor ainda chegou com muito perigo ao ataque. Aos 44min, Vinícius teve espaço para dominar e bater de fora da área. Fábio Costa espalmou para escanteio.

A etapa final começou da mesma maneira que a primeira, com o Santos pressionando. Aos 3min, Renato chutou também de fora da área e Jéfferson mandou para escanteio. A partir daí o Fortaleza dominou o jogo.

Aos 14min, Chiquinho bateu de longe e acertou o travessão de Fábio Costa. No minuto seguinte, foi a vez de Mazinho chutar da entrada da área e o goleiro santista novamente desviou para escanteio.

O Santos voltou a ameaçar aos 33min, numa nova cobrança de falta de André Luís. Jéfferson fez otima defesa e mandou para escanteio. Nos minutos finais, o time alvinegro ainda perdeu duas ótimas chances com Val Baiano e Diego para chegar à vitória.