02/08/1959 – Juventus 0 x 4 Santos – Campeonato Paulista

Juventus 0 x 4 Santos

Data: 02/08/1959, domingo.
Competição: Campeonato Paulista – 11ª rodada
Local: Estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari, em São Paulo, SP.
Renda: Cr$ 626.025,00 (recorde no campo do Juventus)
Árbitro: Sebastião Mairinques.
Gols: Pelé (24-1); Pelé (07-2), Dorval (26-2) e Pelé (42-2).

JUVENTUS
Mão de Onça; Julinho, Homero e Pando (Cássio); Lima e Clóvis; Lanzoninho, Zeola, Buzone, Cássio e Rodrigues.
Técnico:

SANTOS
Manga; Ramiro, Pavão e Mourão; Formiga e Zito; Dorval, Jair, Coutinho, Pelé e Pepe.
Técnico: Lula

Ocorrências: Aos 24-2 Pando contundiu-se num choque com Pelé e deixou o gramado para não mais voltar.



Confusão marca homenagem ao gol de Pelé “que todo mundo viu”

29/08/2006 – Bruno Doro, Uol Esporte.

Quem passava na Rua Javari nesta terça-feira se espantava. O estádio do Juventus, normalmente um local calmo, ainda mais às terças de manhã, estava agitado. Os mais saudosos afirmavam, para quem quisesse ouvir, que a Javari estava de volta aos seus dias de glória. O motivo? Pelé.

O jogador, que, quando ainda atuava, atraía milhares de pessoas ao campo da Mooca, na zona de leste de São Paulo, estava de volta. Junto com ele, um burburinho de torcedores, curiosos e jornalistas se acotovelavam para chegar perto do “Atleta do Século”.

Pelé voltou à Rua Javari para a inauguração de um busto em homenagem ao seu gol mais bonito. No dia dois de agosto de 1959, ele deu três chapéus em jogadores do Juventus antes de marcar para o Santos.

Se depender dos relatos de quem afirma estar nas arquibancadas, naquele dia a Rua Javari teve seu recorde de público. “Tenho que admitir que eu, particularmente, não estava lá. Mas eu garanto que tinham umas 100 mil pessoas no estádio”, brinca o presidente do Juventus, Armando Raucci. Detalhe: a capacidade atual do estádio é de 7.000 pagantes.

Nesta terça, o público era um pouco menor do que naquela tarde. Centenas de pessoas tomaram o hall de entrada. Uma área reservada para imprensa e personalidades estava lotada. Dezenas de câmeras de TV e fotógrafos brigavam espaço próximo ao busto.

Quando Pelé chegou, com pouco mais de meia hora de atraso, a confusão foi total. Pessoas foram “esmagadas” contra a parede e as jogadoras do time de futebol feminino do Juventus, que deveriam fazer um cordão de isolamento simbólico na área da homenagem, foram atropeladas.

Ao lado de seu busto e com pouco espaço para respirar, devido aos inúmeros jornalistas no local, Pelé agradeceu a homenagem. “Eu não esperava por uma recepção como essa, tão ŽcalorosaŽ. Até parece que eu marquei o gol ontem, e pela seleção brasileira”.

Depois de muita demora, Pelé finalmente inaugurou o busto e foi ao centro do campo, para dar o pontapé à partida entre os times de masters do Juventus e um combinado de ex-jogadores famosos.

Ao lado de seu busto e com pouco espaço para respirar, devido aos inúmeros jornalistas no local, Pelé agradeceu a homenagem. “Eu não esperava por uma recepção como essa, tão ŽcalorosaŽ. Até parece que eu marquei o gol ontem, e pela seleção brasileira”.

Depois de muita demora, Pelé finalmente inaugurou o busto e foi ao centro do campo, para dar o pontapé à partida entre os times de masters do Juventus e um combinado de ex-jogadores famosos.

Novamente, o caos se instalou. Pessoas foram apertadas contra paredes e alguns até mesmo abriram salas que estavam trancadas, apenas com a força da multidão que tentava chegar perto do ídolo. Para entrar no campo, personalidades e jornalistas foram barrados. Presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Pólo del Nero nem mesmo tentou entrar, deixando o evento antes do final.

Após a saída do “Rei do Futebol”, a confusão também foi embora. Restavam os veteranos que disputaram a partida e alguns dos “100 mil” que viram o gol em pessoa. Além do público, mais um detalhe já virou folclórico: o placar do jogo.

“Olha, já ouvi que foi 3 a 1, que foi 4 a 0, não lembro muito bem”, diz o ex-jogador Claudinei, que jogava no Juventus na época, mas não disputou o jogo. “Foi 4 a 0, tenho certeza. Só foi 3 a 1 se o gol que o Pelé marcou foi contra”, brinca Lanzone.

A unanimidade fica por conta da beleza do gol: “Pelo menos contra o Juventus, foi o mais bonito”, garante Elias Pássaro, massagista do time na época.

Torcida cogita, mas não protesta

Alguns torcedores do Juventus pensaram em protestar contra a homenagem e tentaram organizar, através do site de relacionamentos “Orkut”, uma manifestação em frente ao estádio. Afinal, é inusitado um clube homenagear um atleta que marcou um gol contra seu próprio time.

O protesto, porém, não saiu do mundo virtual. “Acho que não tem nada de estranho em homenagear o Pelé por ter marcado um gol contra o nosso time. O Péle é o maior jogador de futebol de todos os tempo e transcende tudo isso”, diz o presidente do clube.

Lembranças do seu Arnesto

Todo mundo já ouviu o “Samba do Arnesto”, sucesso do compositor Adoniram Barbosa. O “homenageado” da música, Ernesto Paulella, é uma das milhares de pessoas que estavam na Rua Javari para o gol mais bonito da carreira de Pelé. Amparado por seus familiares, Ernesto Paulella, com mais de 90 anos, foi à inauguração do busto e ainda se lembra da partida.

“Foi um feito memorável. Os juventinos estavam jogando de igual para igual com o Santos, apesar da derrota. Mas a torcida estava pegando no pé do Pelé. De repente, ele vira para a arquibancada e faz um sinal de ‘Espera um pouquinho’. Depois, dominou a bola no peito, deu três chapéus. Chapelou até o Mão de Onça, que era o goleiro. Ele emudeceu a torcida. Depois, começamos a aplaudir também”, lembra.



Fonte: Estadão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1512) - (346) - (139) - (166) - (201) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3928) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (89) - (73) - (64) - (106) - (254) - (100) - (307) - (196) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (118) - (67) - (76) - (93) - (4624) - (71) - (82) - (202) - (67) - (73) - (85) - (1411)

5 comentários em “02/08/1959 – Juventus 0 x 4 Santos – Campeonato Paulista”

  1. Pedro Luiz Boscato

    1959 pelo Campeonato Paulista não tinha substituição, certeza absoluta, estranho ver Pando sendo substituído por Cássio. Valdir, goleiro do Palmeiras, jogo pelo primeiro turno, contra a Portuguesa, se contundiu, teve que sair, e Ênio Andrade, meia esquerda, foi para o gol.

  2. João de Matos

    Eu sim 100% estava no jogo com em quase todos do Juve, o meu tio na época era ou tinha terminado de ser o Presidente do Juventus, MODESTO MASTROROSA, eu tinha 15 anos jogava em u. Time que as amigas eram as velhas do Juventus que ele é dava. Eu morava na 21 de Abril no Brás e óbvio sempre ia a pé. Esse dia me lembro das vaias desde que o ônibus do Santos chegou e entrou no portãozão grená, e o povo batendo no ônibus, eu já estava dentro eles me conheciam. Lembro que logo após do gol o Pelé mostrou o distintivo do Santos para a torcida que o aplaudia. Meu nome João de Matos, moro em New York. Minha mãe era a Crescencia Mastrorosa de Matos. EU SIM ESTIVE NO JOGO E SEMPRE NA CASINHA DA DIRETORIA

  3. Luiz Souza Guerra

    Obrigado, excelentíssimo senhor Edson Arantes do Nascimento, por mostrar ao mundo o nosso país. Graças a vc. o Brasil é o país mais conhecido no mundo. Obrigado “Pelé” que Deus te olhe, te proteja, te abençõe e continue com Deus.

  4. Roberto Ferraro Alves

    Gostaria de saber se este jogo passou ao vivo na antiga TV Tupi canal 3.
    Eu tenho a impressão que vi ao vivo esse lance junto com meu pai na Tv mas, não tenho certeza.
    Obrigado!
    Roberto

  5. Vagner Toledo

    Eu tinha 9 anos e fui com meu pai, que pertencia ao trio de arbitragem do jogo preliminar, queria saber se e possivel conseguir a súmula completa desse jogo inesquecivel. Me encontrava atrás do gol opôsto ao lendario gol de PELÉ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *