Santos 5 x 0 Comercial RP

Data: 30/08/1978
Competição: Campeonato Paulista – 1º turno – 3ª rodada
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 13.647 pessoas (12.525 pagantes e 1.122 menores)
Renda: Cr$ 381.730,00
Árbitro: Paulo de Souza Arruda.
Gols: João Paulo (02-1), Juary (04-1), Juary (16-1), Calegari (contra, 37-1) e Claudinho (44-2).

SANTOS
Vitor; Nelsinho Baptista, Joãozinho, Neto e Gilberto Sorriso (Fernando); Clodoaldo, Ailton Lira e Pita; Nilton Batata, Juary e João Paulo (Claudinho).
Técnico: Chico Formiga

COMERCIAL RP
Ortiz; Marco Antonio, Pim (Tim), Calegari e Leo; Mauricio e Vander; Jader, Carlos Hansen, Anselmo e Ziquita.
Técnico: Wilson Francisco Alves


Santos aplica a maior goleada do campeonato: 5 a 0

O Comercial entrou em campo com problemas internos, pois o vice-presidente demitiu o diretor de futebol nos vestiários e não foi obedecido. O Santos estava mais uma vez motivado com sua torcida e logo aos 3 minutos marcou o seu primeiro gol: João Paulo chutou no ângulo esquerdo de Ortiz. Um minuto depois, novamente o Santos marcava: Marco Antônio atrasou a bola e Ortiz perdeu a jogada, por indecisão, para Juary, que finalizou sem dificuldades.

O jogo ganhou muita movimentação e velocidade pois o Comercial passou a procurar as jogadas ofensivas para impedir que o Santos chegasse a uma goleada. Mas aos 18 minutos Juary marcava o terceiro gol, depois de completar uma jogada que Nélson iniciou, chutando forte contra o goleiro.

A partida ganhou nervosismo e os jogadores do comercial iniciaram a violência que logo passou a ter reciprocidade dos santistas. Além disso as boas jogadas desapareceram, tanto que aos 38 minutos , mas contando com um gol contra de Calegari.

A segunda etapa foi bastante disputada e saiu apenas mais um gol, de Claudinho, aos 44 minutos.



Fonte: FPF e Jornal Folha de SP