06/04/2014 – Ituano 1 x 0 Santos – Campeonato Paulista

Ituano 1 x 0 Santos

Data: 06/04/2014, domingo, 16h00.
Competição: Campeonato Paulista – Final – Jogo de ida
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo, SP.
Público: 27.114 pagantes (29.203 total)
Renda: R$ 1.459.355,00
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo.
Cartões amarelos: Dick, Jackson Caucaia (I); Neto (S).
Gol: Cristian (20-1).

ITUANO
Vágner; Dick, Alemão, Anderson Salles e Dener; Josa, Paulinho (Marcelinho), Jackson Caucaia e Cristian (Claudinho); Rafael Silva (Gercimar) e Esquerdinha.
Técnico: Doriva

SANTOS
Aranha; Bruno Peres, Neto, David Braz e Emerson Palmieri; Arouca, Cícero e Gabriel (Rildo); Geuvânio (Stéfano Yuri), Leandro Damião e Thiago Ribeiro (Alan Santos).
Técnico: Oswaldo de Oliveira



Zebra dá as caras, e Ituano vence Santos no primeiro jogo da final do Paulistão

Pacaembu e, com golaço de Cristian, venceu por 1 a 0. Agora precisa de um empate para ser bicampeã estadual

A zebra apareceu na primeira partida da final do Campeonato Paulista 2014 . Equipe de melhor defesa da competição, o Ituano segurou o Santos no Pacaembu e, com um golaço de Cristian, venceu por 1 a 0, saindo na frente na briga pelo segundo título estadual de sua história. O time do interior joga agora por um empate no duelo de volta, marcado para o próximo domingo, novamente na capital paulista.

O jogo colocou frente a frente o melhor ataque contra a melhor defesa do estadual. Levou a melhor a defesa do Ituano, que agora soma cinco partidas seguidas sem sofrer gols – o time levou dez nos 18 confrontos que fez até aqui. O Santos, que balançou as redes 46 vezes, ficou no zero pela segunda vez na competição.

Se mantiver o retrospecto e não sofrer gols novamente na semana que vem, a equipe de Itu irá comemorar o bicampeonato paulista – o primeiro título foi em 2002, mas sem a participação dos grandes. Para levantar o 21º troféu de sua história, o Santos precisa de uma vitória por um gol de diferença e triunfar nos pênaltis ou bater o adversário por dois ou mais gols de vantagem no tempo normal.

O jogo

O Ituano entrou em campo para se defender e, se possível, buscar seu gol em uma das raras subidas ao ataque. Pelo menos no primeiro tempo, deu certo. Após anular o ataque santista por 20 minutos, o clube do interior se aproveitou de falha na marcação e saiu na frente. Esquerdinha deu lindo passe de calcanhar para Cristian, livre dentro da área, acertar o ângulo direito de Aranha e abrir o placar para a zebra de Itu.

O Santos partiu para o ataque e teve a chance de empatar aos 32. Josa tocou com o braço esquerdo na bola na entrada da grande área e o árbitro Rodrigo Ferreira do Amaral, em cima do lance, marcou pênalti. Cícero chutou por cima e o placar seguiu 1 a 0 para o Ituano.

Antes do intervalo teve ainda tempo para uma pequena confusão entre os atletas das duas equipes. Com o lance parado, David Braz chutou a bola em cima de um jogador do Ituano e Anderson Salles foi tirar satisfação com o zagueiro do Santos. Depois de uma troca de empurrões, ambos foram separados e seguiram para o vestiário.

A equipe do interior continuou melhor no início da segunda etapa. Não fosse uma falha do goleiro Vagner, que soltou bola fácil nos pés de Gabriel e se recuperou a tempo, o Ituano passaria os primeiros minutos sem sustos. E só não ampliou sua vantagem graças a grande defesa de Aranha em chute de Rafael Silva aos 15 minutos.

Os santistas continuaram inoperantes no meio de campo, situação que só mudou com a entrada de Rildo. O time praiano passou, enfim, a dominar as ações e criar suas chances, e o jogo se tornou o esperado “ataque contra defesa”. Na melhor tentativa, aos 21, Leandro Damião subiu e cabeceou forte, mas Vagner espalmou.

Eram desta forma, no entanto, as principais tentativas do Santos: jogada aérea. Sem falhar e com muita maturidade, o Ituano se segurou e garantiu importante vantagem para o duelo de volta.

Cícero assume responsabilidade por derrota do Santos e ganha elogio de Oswaldo

Meia perdeu pênalti na vitória do Ituano por 1 a 0 sobre o time santista e treinador fala em “prova de humildade” do atleta

O meio-campista Cícero deixou o gramado do Pacaembu, na tarde de domingo, assumindo a responsabilidade pela derrota por 1 a 0 do Santos para o Ituano. Na partida que abriu a decisão do Campeonato Paulista , o jogador desperdiçou um pênalti com uma cobrança bem ruim. Nos vestiários, a atitude foi repetida.

“A reação do Cícero é natural. É uma prova de humildade. É um jogador que tem essa consciência e falou a mesma coisa para os companheiros. Não tenho preocupação porque é um jogador experiente, pode muito bem se reabilitar e jogar uma partida muito boa”, afirmou Oswaldo de Oliveira.

O jogador de 29 é justamente uma das apostas do técnico para o segundo jogo da decisão, marcado para o próximo domingo, no Pacaembu. Ele é o artilheiro da equipe na temporada, com oito gols, motivo pelo qual foi adiantado na busca pelo empate. Alan Santos ficou atrás para permitir esse posicionamento.

“A mexida foi para melhorar a saída e aproximar o Cícero do Leandro Damião. Ele é o nosso goleador, e minha ideia foi essa. Queria organizar melhor o time para que a bola saísse em melhores condições”, disse Oswaldo, que não teve o resultado esperado com a tentativa.

Agora, o comandante terá uma semana para ajeitar a equipe, que passou em branco pela segunda vez no Paulista – a primeira vez havia sido no empate com o São Paulo, no Morumbi. Para erguer o troféu, o Santos precisa vencer ao menos dois gols de diferença ou triunfar por um gol e buscar o título na disputa por pênaltis.

Oswaldo vê derrota no meio de campo e duvida de outra atuação ruim do Santos

Time da Vila Belmiro jogou mal e perdeu para o Ituano por 1 a 0 na primeira partida da final do Campeonato Paulista

Oswaldo de Oliveira analisou a derrota por 1 a 0 do Santos para o Ituano com a habitual serenidade. Sem tirar em nenhum momento o mérito do adversário, o técnico apontou uma dificuldade encontrada nas disputas no meio-campo como explicação principal para o resultado e apostou em uma atuação diferente na segunda perna da decisão do Campeonato Paulista, no próximo domingo.

“Não jogamos uma boa partida. Não acredito que a gente jogue duas vezes seguidas assim.”, afirmou o treinador. “Esse é meu alento hoje. Não acredito que, como se diz na gíria, a gente vá dar esse mole duas vezes. Vai ser difícil, o Ituano mostrou ao longo de todo o campeonato que é um time difícil de ser batido, mas temos todas as condições de vencer”.

Na visão do treinador, faltou força para ganhar os rebotes na faixa central do campo. A capacidade de criar jogadas com Arouca e Cícero assim que se domina a bola perto do círculo central, arma geralmente eficiente do time alvinegro, não foi tão utilizada quanto gostaria o chefe.

“Permitimos ao adversário que se antecipasse sempre na segunda bola. Foi o motivo principal da nossa queda de produção, o que deu a vitória ao Ituano, mais do que o pênalti (perdido por Cícero). Considero uma situação forte do nosso time ganhar no meio, predominar sobre o adversário e se organizar. Hoje, não conseguimos”, analisou.

Oswaldo reconheceu ainda que a má jornada técnica do Santos no Pacaembu, com a maioria dos atletas mal individualmente, também contribuiu para a derrota. Com o troféu estadual em jogo no próximo final de semana, voltou a apostar o treinador, será diferente.

“É normal que aconteça eventualmente um jogo ruim. Foi uma questão do dia. O pessoal não reeditou o que vinha jogando. É uma retórica que eu não gosto de usar, mas tenho que admitir que os jogadores não reeditaram seus melhores momentos. O pessoal tem doncição de jogar muito melhor e vencer o próximo jogo”, concluiu.

Na primeira partida da final, a melhor defesa do Campeonato Paulista levou vantagem sobre o melhor ataque. O Santos não poderá deixar a situação se repetir no próximo domingo se quiser deixar o Pacaembu com o título estadual, e é nisso que Oswaldo de Oliveira promete trabalhar ao longo da semana.

“O Ituano é uma equipe muito bem organizada, sabe muito bem o que fazer no campo, é muito bem treinada. Temos que trabalhar, corrigir o que deixamos a desejar no primeiro jogo e, principalmente, organizar o time para furar o bloqueio, que certamente será maior”, afirmou o técnico.

A equipe rubro-negra surpreendeu com uma marcação adiantada no começo do confronto no último domingo. Ela conseguiu o gol e, no restante da disputa, adotou o posicionamento a que está acostumada, fechando os espaços com quase todos os atletas atrás da linha da bola.

“Foi uma estratégia bem consciente e que deu certo. Até fazer o gol, a equipe deles procurou ficar no nosso campo e criou dificuldade para nossa saída. Depois, tiveram naturalmente uma retração e passaram a jogar da forma muito eficiente que vêm jogando. Eles estão confortáveis assim, e tivemos bastante dificuldade”, comentou Oswaldo.

De acordo com o carioca, o tempo para trabalhar até domingo “é suficiente”. No segundo confronto com o Ituano, ele terá o retorno dos laterais Cicinho e Mena, que cumpriram suspensão. “São dois jogadores mais experientes, que vão dar ao nosso time chance de melhorar”, apostou o treinador.


Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1512) - (346) - (139) - (166) - (201) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3928) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (89) - (73) - (64) - (106) - (254) - (100) - (307) - (196) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (118) - (67) - (76) - (93) - (4624) - (71) - (82) - (202) - (67) - (73) - (85) - (1411)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *