O empresário Cadildo Oseas organizou a excursão santista ao México, que inicialmente teria de 4 a 5 partidas, com cota de US$ 15 mil (cerca de Cr$ 2,7 milhões) por apresentação.

Os santistas embarcaram em Congonhas com uma delegação de 23 pessoas. Alguns atletas ficaram descontentes por não terem sido relacionados.

Para o técnico Paulo Emílio, a excursão em meio a disputa do Campeonato Paulista seria importante para integrar os novos jogadores ao plantel da equipe.

Antes da viagem chegaram três reforços vindos do Londrina: o centroavante Paulinho Fonseca, o volante Luiz Gustavo e o lateral direito Toninho Paraná.

O experiente volante Chicão, insatisfeito com o técnico Paulo Emílio devido a perda da titularidade, decidiu mudar de ares após a chegada do promissor volante do Londrina. Foi para o próprio clube paranaense por empréstimo de um ano.

O meia Carlos Silva ficou de fora da excursão por sofrer traumatismo craniano na última partida antes da viagem, diante do Guarani.

A delegação, chefiada pelo vice-presidente José Antônio dos Santos, é composta por: Antonio Gaia de Oliveira (administrador), Carlos Braga (médico), Paulo Emílio (técnico), Wilson Quiqueto (preparador físico), Francis (massagista), Zuca (mordomo) e Alcides Ferreira (jornalista), além dos seguintes atletas:

Delegação: 16 jogadores

– Goleiros: Marolla e Luiz Roberto;
– Laterais: Mauro Campos, Toninho Paraná, Gilberto Sorriso;
– Zagueiros: Dimas, Joãozinho e Márcio Rossini;
– Volantes: Celso e Luiz Gustavo;
– Meias: Cardim e Pita;
– Atacantes: João Paulo, Palhinha, Paulinho Batistote e Paulinho Fonseca.

Campanha:

J
V
E
D
GP
GC
SG
A
4
0
1
3
03
10
-7
12,5%



Resultados:

08/08/1982 – Santos 1 x 3 Necaxa – Copa Águila Azteca – Azteca
12/08/1982 – Santos 1 x 2 Chivas Guadalajara – Amistoso – Jalisco
15/08/1982 – Santos 0 x 4 América-MEX – Copa Águila Azteca – Azteca
17/08/1982 – Santos 1 x 1 Cruz Azul – Amistoso – Jasso

Artilheiros: 03 gols

02 gols – Paulinho Batistote
01 gol – Luiz Gustavo



Fontes:
Jornal Folha de SP
– Almanaque do Santos FC – Guilherme Nascimento