28/05/2003 – Santos 1 x 0 Cruz Azul – Copa Libertadores

Santos 1 x 0 Cruz Azul

Data: 28/05/2003, quarta-feira, 21h40.
Competição: Copa Libertadores – Quartas de final – Jogo de volta
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 18.977 pagantes
Arbitro: Epifanio González (PAR)
Cartões amarelos: Júlio Sérgio, Diego, William (S); Zepeda, Jiménez, Cabrera e Campos (CA).
Cartão vermelho: Brown
Gol: Robinho (13-1).

SANTOS
Júlio Sérgio; Wellington, Pereira, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano (Nenê) e Diego; Robinho (Fabiano) e William (Douglas).
Técnico: Emerson Leão

CRUZ AZUL
Perez; Cabrera (Zepeda), Angeles (Gutiérrez), Brown, Osorio e Jiménez; Hernandez, Corona (Ledesma) e Chitiva; Palencia e Campos.
Técnico: Enrique Meza



Santos vence Cruz Azul e está nas semifinais da Libertadores

Quem esperava um show dos meninos de Leão acabou vendo uma exibição pragmática, bem mais ao estilo Luiz Felipe Scolari. Sem criatividade e numa noite pálida, o Santos priorizou o futebol de resultados e venceu o Cruz Azul por 1 a 0, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro.

Com o placar, se classificou para as semifinais da Taça Libertadores da América _no jogo de ida, disputado na Cidade do México, houve empate de 2 a 2.

Agora, o campeão brasileiro aguarda o vencedor do confronto entre Independiente de Medellín e Grêmio, que se enfrentam na noite de quinta-feira na Colômbia, para conhecer seu próximo rival no torneio. As semifinais devem começar na próxima quarta-feira.

Confira aqui os principais lances do jogo.

O silêncio da torcida do Santos durante boa parte do primeiro tempo disse tudo: o jogo foi monótono e os dois times _principalmente o do México_ erraram tudo o que tinham direito. Até passes curtos, mais simples de serem executados, foram desperdiçados várias vezes.

Como abriu o placar logo aos 13min (Robinho aproveitou rebote do goleiro Pérez após chute de William), o clube brasileiro ficou tranquilo e deixou de jogar em velocidade. Decidiu esperar o Cruz Azul em seu campo e contar com as inúmeras trapalhadas do meio-campo asteca, que tinha dificuldades em sair jogando.

Sem a pressão por ter de correr atrás do resultado, o Santos foi levando a partida em banho-maria. Salvo algumas jogadas individuais de Diego e Robinho, a equipe se portou sem brilho _daí a apatia da torcida, satisfeita com o resultado parcial que levava o time do técnico Leão às semifinais do torneio continental.

Enquanto isso, o Cruz Azul não tinha grandes recursos para provocar maiores emoções. Sempre com Palencia e Chitiva, a equipe tentava chutar a gol de todas as distâncias. Sempre fraco, nas mãos do goleiro Júlio Sérgio, ou então muito longe do gol.

O intervalo não foi capaz de por fim à apatia santista na Vila Belmiro. O Cruz Azul, pelo menos, teve de sair para o ataque, mas suas deficiências técnicas ficaram ainda mais evidentes com as frustradas tentativas de chutes de longa distância e nenhum sucesso na ligação entre meio-campo e ataque. Pior que isso, a defesa fez todo o possível para entregar o jogo. Em várias oportunidades entregou a bola de graça para o adversário, que não soube aproveitar as chances.

Aos 20min, Leão tirou Robinho e colocou Fabiano _numa clara opção pela manutenção do resultado. Antes, William havia dado lugar a Douglas, mas a mudança não surtiu efeito. Na prática, significou apenas a troca de um atacante atabalhoado por outro atacante atabalhoado.

Assim, a partida foi se arrastando até o final. Só aos 39min a torcida resolveu começar a acreditar na classificação iminente e cantou. Mas ficou o susto e a impressão de que, se repetir a exibição desta noite, o Santos pode ver o sonho do tricampeonato continental adiado mais uma vez.

Santos avança à semifinal e persegue rastro de 1963

Time bate o mexicano Cruz Azul e está a 4 jogos da glória que viveu há 40 anos na Libertadores

Uma semifinal contra um rival brasileiro. Uma final contra o Boca Juniors. E uma decisão do Mundial contra o Milan. O ano de 1963 está bem vivo para o Santos.

O time de Robinho e Diego bateu o Cruz Azul por 1 a 0 ontem na Vila Belmiro e já está entre os quatro melhores da América no ano.

Espera pelo adversário das semifinais, que pode ser o Grêmio (há 40 anos foi o Botafogo), vislumbra uma final da Libertadores contra o mais popular time argentino (foi assim no bicampeonato continental) e está de olho no campeão europeu (em três partidas, duas sem Pelé, superou o Milan para ser o melhor do planeta).

Apesar de não ter feito grande partida ontem, o Santos conseguiu a vantagem mínima que precisava depois do empate em 2 a 2 no México. De quebra, manteve a sua invencibilidade na Libertadores -desde 1978, uma equipe não ganha o principal interclubes do continente sem derrota.

O solitário gol santista saiu cedo. Aos 14min da primeira etapa, Robinho foi bem mais esperto que o goleiro Perez. O arqueiro mexicano saiu bem do gol quando Willian recebeu na entrada da área, fez boa defesa, mas deixou a bola escapar. Robinho deu um salto sobre Perez e saiu com a bola. Com o gol escancarado, só rolou para abrir o marcador.

Na comemoração, o meia-atacante atravessou o campo, tirou a camisa e extravasou como há muito não se via -após ser comparado com Pelé no México, o jogador caiu muito de rendimento.

Se no estádio Azteca o Cruz Azul mostrou velocidade e fôlego, na Vila Belmiro o tradicional time mexicano exibiu lentidão e pouca disposição física. Os santistas pressionavam e pouco eram ameaçados em contra-ataques.

Autor de dois gols no jogo de ida, o atacante Palencia teve atuação discreta. Pouco criou e, quando teve a chance de finalizar, no nível do mar (onde a “”velocidade da bola” é menor), errou a meta.

Sem Fábio Costa no gol e sem Ricardo Oliveira no ataque, o time do técnico Leão não esteve muito inspirado. Se o jogo contra o Nacional nas oitavas-de-final foi dramático, a partida de ontem foi quase sempre morna, insossa.

No segundo tempo, Robinho foi mais uma vez sacado da equipe. Além do gol, o jogador brilhou em um lance de efeito, em que deu um chapéu no adversário e armou o contra-ataque com um passe de letra. No mais, foi bem marcado e pouco produziu.

Fabiano, que substituiu Robinho, teve a grande chance para ampliar o marcador aos 24min do segundo tempo, mas na cara de Perez mandou a bola por cima do travessão com um chute potente.

Diego mais uma vez comandou o time. No México, seu talento decretou o empate com gol de fora da área. Ontem, seu controle de bola e sua catimba (levou cartão por simular falta) deram o tom.

A única boa chance de gol do Cruz Azul veio apenas nos minutos finais, quando Zepeda bateu forte de fora da área -o goleiro Júlio César, prestigiado por Leão apesar de Fábio Costa ter sido liberado pelos médicos, espalmou de forma estranha para escanteio.

Os torcedores deixaram a Vila Belmiro eufóricos mesmo com a atuação razoável da equipe, que enfrentará nas semifinais o Grêmio ou o Independiente Medellín.

E para os santistas que já pensam no Milan, vale a pena lembrar que o time italiano tinha em 1963 vários brasileiros: Dino Sani, Amarildo e Altafini, o Mazzola. Neste ano, a equipe conta com Dida, Roque Júnior, Serginho e Rivaldo. O vice-campeão de 1963 também contava com um Maldini (Cesare), assim como o Milan atual (Paolo).

Rendimento foi insatisfatório, admitem atletas

Jogadores do Santos procuraram ao final da partida ressaltar o êxito de ter alcançado a vaga para a fase semifinal e minimizar o rendimento da equipe, considerado insatisfatório por eles mesmos.

O discurso segundo o qual “o importante foi o resultado” predominou. “Libertadores não é campeonato de excelentes partidas, é de resultado. Não estou aqui para dar show. Estou aqui para vencer”, declarou o lateral-esquerdo Léo.

O meia Renato destacou o futebol do Cruz Azul, que, segundo ele, não se intimidou com o fato de atuar na “panela de pressão” da Vila Belmiro.
“O time deles é muito bom. Não repetimos o futebol de outros jogos, mas saímos com a vaga. É o que importa.”

O novato meio-campista Wellington, que atuou improvisado na lateral direita, disse que se preocupou em cumprir as instruções de Leão -anular os avanços do adversário pelo lado e dar apoio ofensivo ao meia Elano. “Fizemos o que pudemos. Infelizmente, não deu para marcar mais gols.”

Segundo o meia Diego, o principal mérito do time foi conseguir manter o equilíbrio emocional e ter capacidade para sustentar o 1 a 0 quando percebeu a dificuldade para marcar o segundo gol. “A equipe batalhou muito, mas não foi feliz. Graças a Deus, soubemos administrar o resultado.”

Para o zagueiro Alex, destaque santista no jogo, o placar não foi mais elástico porque o time estava ansioso demais para garantir a vitória. “A equipe se superou, mas faltou um pouco de tranquilidade na hora de finalizar por causa da ansiedade de acabar logo com o jogo.”

Preterido, Fábio Costa absolve Leão

Sacado da partida de ontem por Emerson Leão, o goleiro Fábio Costa se disse insatisfeito por ter ficado de fora, mas afirmou compreender a atitude do treinador.

Embora os médicos do clube tenham liberado Fábio Costa, recuperado de uma lesão na virilha, Leão preferiu manter na equipe o reserva Júlio Sérgio, alegando que precisava preservar o titular.

Para Fábio Costa, a controvérsia acerca do episódio estava “sendo criada” pela imprensa. “É claro que eu gostaria de jogar. Não fiquei satisfeito, mas acatei a decisão e, de certa forma, até compreendo a intenção dele”, disse.

Mesmo fora do time, Fábio Costa e o zagueiro André Luis, que também não atuou por contusão, chegaram à Vila no ônibus da delegação, junto com os demais companheiros, e assistiram à partida do setor de cadeiras.



Técnico estuda utilizar mais um “menino” (Em 28/05/2003)

O meia Wellington, 21, poderá se converter hoje na surpresa da escalação do Santos, atuando improvisado na ala direita.

Por considerar Reginaldo Araújo um lateral de estilo acentuadamente marcador, o técnico Leão busca um jogador de característica ofensiva para ocupar o setor nos momentos em que o time atacar.

Ele já testou -e aprovou- o meia Elano na posição, mas prefere aproveitar o jogador no meio-campo, onde o atleta seria mais útil.

Embora meia de origem, Wellington estava na lateral-direita quando ascendeu dos juniores para o time principal, em 2000. Ontem, ele participou do treino coletivo entre os titulares, mas o técnico não assegurou que o aproveitará.

“O Wellington é um jogador que possui velocidade e habilidade. Estamos procurando alternativas”, disse o treinador.

No comando do ataque, desta vez Willian deverá ganhar a disputa com Douglas para ser o titular. Embora Douglas tenha sido escalado nas três últimas partidas, Willian foi colocado no time titular no treinamento de ontem.


Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1521) - (346) - (139) - (166) - (202) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3937) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (90) - (73) - (64) - (106) - (256) - (100) - (307) - (196) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (119) - (67) - (76) - (93) - (4633) - (72) - (82) - (203) - (67) - (73) - (85) - (1414)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *