O Torneio de Verão foi uma competição quadrangular estilo mata-mata, organizada pelo SBT no início da temporada de 1996 e realizada durante três dias em Santos/SP. Todos os jogos foram disputados na Vila Belmiro. Os clubes retornavam as suas atividades após o término do Campeonato Brasileiro 1995 visando a preparação para os campeonatos estaduais.

Era o retorno do Peixe, atual vice-campeão brasileiro, aos gramados. O cobiçado Giovanni, eleito pela Revista Placar o melhor jogador do campeonato nacional de 1995, ainda discutia a renovação de contrato com a diretoria alvinegra. Com a saída de Cabralzinho, após 9 anos retornava o técnico Candinho ao comando técnico da equipe. O elenco foi mantido, com exceção do volante Pintado que voltou ao Cruz Azul do México. Para este início de temporada o Santos trouxe o zagueiro Sandro, do Sport de Recife, e passou a dar mais oportunidades aos africanos Kennedy e Arthur, nascidos no Zimbábue, que chegaram ao Santos em 95 pelas mãos do Rei Pelé. Com poucos dias no clube Candinho ainda procurava a formação ideal.

Na semifinal o Santos venceu nos penaltis o Grêmio do técnico Luis Felipe Scolari, que naquele ano seria campeão Brasileiro contra a Portuguesa. Destaque para o príncipe Edinho, que efetuou duas defesas nas cobranças de penaltis e garantiu o Peixe na final.

O Santos ficou com o título ao bater o Corinthians na final, com mais uma exibição de gala do camisa 10 Giovanni. Um lance que não sai da memória ocorreu no segundo tempo, com o placar já definido. Giovanni, com a bola dominada, retornava ao campo de defesa quando encarou a marcação de Marcelinho Carioca. Com a maior simplicidade e genialidade do mundo, aplicou-lhe um chapéu puxando a bola que rolava mansa no gramado. Marcelinho ficou sem reação e foi substituído na seqüência.

Clubes participantes:
– Corinthians
– Cruzeiro
– Grêmio
– Santos

Jogos:

Semifinais
Data
Ficha Técnica
Local
Vídeo
22/01//1996
Vila Belmiro
N/D
23/01/1996
Corinthians 1 x 1 Cruzeiro (pen. 4×3)
Vila Belmiro
N/D



Final
Data
Ficha Técnica
Local
Vídeo
24/01/1996
Vila Belmiro

Santos campeão. Não houve disputa de 3º e 4º lugares.

Artilheiros do Santos FC:
01 gol – Macedo, Jean, Giovanni, Kennedy e Camanducaia.

Galeria de fotos:





Créditos:
Revista Jovem Santos, Ano I, nº 2.